Grutas

GRUTA DO LAGO AZUL

GRUTA DO LAGO AZUL – Considerada o cartão postal da cidade de Bonito. É um passeio contemplativo e histórico que inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna. Descendo aproximadamente 150 metros por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago com águas de um tom intensamente azulado e dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Além da beleza do Lago, existem ainda as belíssimas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.


O receptivo do passeio, oferece bar, sanitários e loja de souvenires.

Distância: 20 km
Duração : meio período.

IMPORTANTE:
– É obrigatório uso de tênis
– O passeio pode ser interditado em caso de chuva
– Idade mínima – 05 anos
– Como as Grutas de São Miguel estão na mesma região, é interessante aproveitar para visitá-las no mesmo período

GRUTA DE SÃO MATEUS

Gruta de São Mateus – O passeio conta com um percurso no interior da gruta para contemplar as formações do seu interior, além da visita ao Museu Cultural Kadiwéu que relata a história do surgimento de Bonito a partir de material coletado pelos moradores feita por uma trilha suspensa de 320 metros em meio ä natureza e árvores centenárias, e a contemplação de toda a cidade e flora da região em um mirante de 360º.

No interior da gruta você verá formações rochosas diversificadas, como estalactites e estalagmites, com cores diferenciadas. Um cenário deslumbrante criado pela natureza.

Além de visitar a gruta propriamente dita, no mesmo passeio, você irá visitar o Eco Parque Museu Cultural que relata a história do surgimento de Bonito a partir de material coletado pelos moradores. O passeio turístico inicia-se com a visita ao museu, onde se encontram móveis antigos e outros artefatos da região, além de réplicas de alguns animais. Do museu você seguirá por uma trilha suspensa em meio à natureza e árvores centenárias até o ponto onde se inicia a trilha (aproximadamente 1.300 metros) até a entrada da caverna.

Duração:
* Passeio de meio-período
* Incluso no valor do passeio:
* Acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, seguro e capacete.

O que levar?

Roupas confortáveis e flexíveis, tênis (uso obrigatório) ou papete antiderrapante, repelente, protetor solar e máquina fotográfica.

Observações / Recomendado para:
* Obrigatório uso de tênis ou papete antiderrapante;
* Crianças a partir de 05 anos.

BURACO DAS ARARAS

Buraco das Araras – Passeio contemplativo, com duração aproximada de 01 hora. Caminhada leve por aproximadamente 970 metros, ao redor de uma dolina (formação geológica), com duas paradas para observação e contemplação em dois mirantes. Os grupos são de no máximo 10 pessoas, sempre acompanhados por um guia de turismo ou monitor ambiental local. Formação geológica resultante do desmoronamento de blocos rochosos criando esta enorme cavidade: são 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade. No fundo do buraco, uma lagoa de água esverdeada, rodeada por mata exuberante, abriga jacarés cuja sobrevivência permanece um mistério. Além deles e das araras, mamíferos como tatu, o tamanduá, o quati, o lobinho e outras 130 espécies de aves, incluindo curicacas e tucanos, escolheram o lugar para viver.

Descoberta

Mas em meados da década de 1980 as coisas começam a mudar.
Em 1986 o senhor Modesto Sampaio comprou uma parte da Fazenda Costa Rica para trabalhar com criação de gado, batizou esta nova área de Fazenda Alegria e trouxe a esposa e os três filhos para ajudar. Mas o que eles não sabiam é que o antigo corredor de gado também foi incluído na compra, e o buraco estava bem no meio do lote comprado. Sua esposa não gostou nem um pouco da novidade, mas como tudo na vida tem uma razão de ser, seria questão de tempo descobrir o destino daquele lugar. Assim o Buraco das Araras foi todo cercado para evitar acidentes com o gado criado na fazenda, e passou a ser sempre visitado pela família para apreciar a beleza local. Mas as visitas dos curiosos continuavam, e muitas delas acabavam em vandalismo. Seu Modesto, que sempre gostou da natureza, ficou incomodado com isso, e teve uma ótima ideia. Quando percebia que tinha gente estranha querendo soltar fogos de artifício ou tiros para fazer barulho e assustar as aves nos arredores do Buraco, se aproximava todo matuto e pedia para que as pessoas fossem embora. Quando o visitante retrucava, ele dizia: “Me desculpe, mas foi ordem do patrão…” E as pessoas acabavam indo embora sem saber que ele mesmo era o patrão… Aos poucos o vandalismo foi diminuindo, e as visitas queriam apenas admirar, sem interferir. Mas esta curiosidade dos visitantes não passou despercebida, e despertou nos proprietários a consciência da importância daquele lugar. E a vontade de tornar aquele buraco cheio de araras novamente cresceu.

GRUTA DE SÃO MIGUEL

GRUTA DE SÃO MIGUEL – possui, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 mts. É uma cavidade seca, formada através da dissolução de rochas calcárias do período pré-cambriano. Essas rochas datam de cerca de 650 milhões de anos atrás e pertencem ao grupo Corumbá.

Os turistas são recepcionados no Centro de Visitantes, um belo projeto arquitetônico com uma infra-estrutura aconchegante e confortável: bar, banheiros, cafézinho de cortesia e um mirante, com visão panorâmica para toda região. Enquanto aguarda o momento do passeio, há a oportunidade de observar os pássaros, assistir um vídeo ilustrativo do local ou visitar o espaço com artefatos indígenas da tribo da região.

O acesso às Grutas é feito por uma trilha suspensa em meio ao cerrado, com vista para as copas das arvores e paradas em mirante para observação de pássaros. Esta trilha, além de proporcionar o menor impacto possível à vegetação, garante a segurança do visitante e oferece ainda a rara oportunidade de poder contemplar toda exuberante fauna e flora que a cerca.

Já dentro da caverna, formações calcárias só encontradas ali, transpiram os mistérios e revelam parte da história do local. Por ser uma cavidade seca, o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites e travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos.
Depois de passar momentos de êxtase e contemplação, os visitantes iniciam a viagem de volta para o Centro de visitantes em carrinhos elétricos, passando por uma trilha dentro da mata.

Obs: Uso obrigatório de Tênis.
Distância do Centro: 18 km.
Duração do Passeio: 1h30’.

IMPORTANTE:

– É obrigatório uso de tênis
– Idade mínima – 05 anos
– Pode-se realizar no mesmo período da Gruta do Lago Azul

Entre em contato para mais informações

Agência

Vila Rica

Vila Rica Pousada & Agência
Bonito MS Brasil

Tel:        +55  67 3255-1650

Whatpp :+55 67 99926 - 4174

              +55 67 99903 - 6861

R. Luís da Costa Leite, 1500 - Centro, Bonito - MS, 79290-000

E-Mail:

vilaricapousadabonitoms@gmail.com 

inacioss22@hotmail.com           

katianydiasfelix@gmail.com