BOCA DA ONÇA

Boca da Onça – O paraíso ecológico Boca da Onça é conhecido pelos seus atrativos naturais, sobretudo os seus riachos de águas translúcidas, repletos de incontáveis depósitos de delicadas e belas “tufas calcárias”, que formam cachoeiras e piscinas naturais.

Ao todo, são dezenas de cachoeiras com águas transparentes porque suas nascentes estão localizadas em depósitos de calcário muito puro, com alto teor de bicarbonato. A água vai escorrendo pelo leito do riacho e quando encontra sedimentos, faz com que estes se depositem no fundo (decantação). Ao longo do tempo, reveste esses resíduos, constantemente, com uma camada de calcário.

A água límpida, o alto teor de calcário e a constante deposição sedimentar (galhos, folhas, algas e musgos) no leito dos rios formam as “tufas” calcárias, expressão que tem origem nos tempos romanos e era usada para descrever materiais porosos.

Esse processo cria esculturas naturais de incrível beleza e está em constante transformação: por isso, diz-se que as “cachoeiras da Serra da Bodoquena crescem”.

A abundância de água na serra já era reconhecida pelos seus primeiros habitantes, os índios da tribo Guaicurú que deram à região, o nome de Bodoquena que significa “nascente em cima da serra”.

trilhas: uma emoção a cada passo

As trilhas na Boca da Onça são feitas para proporcionar a você total segurança e conforto. Estão em conformidade com as normas definidas pela gestão da segurança. Possuem escadas e corrimões de segurança, bancos para descanso e são monitoradas e vistoriadas diariamente.

Nas duas trilhas disponíveis (Trilha Ecológica da Boca da Onça e Trilha Ecológica do Rio Salobra), você é acompanhado por guias e monitores especializados, treinados no local, munidos de rádios transmissores e mochilas com material para primeiros socorros. Os guias e monitores são capacitados em cursos de Primeiros Socorros e de Salvamento Aquático.

A Serra da Bodoquena está localizada na área de junção dos biomas: Pantanal, Chaco e Cerrado. Esse fator gerou uma imensa biodiversidade, o qual é a principal causa da exuberância das paisagens, da fauna e da flora na região.

Cachoeiras

RIO DO PEIXE

RIO DO PEIXE C/ ALMOÇO – Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, em um dos cenários mais belos e paradisíacos da região. A primeira etapa do passeio tem percurso de aproximadamente 1.600m, passando por várias cachoeiras e piscinas naturais que estão a disposição dos visitantes para banho e diversão. Pequenas grutas submersas podem ser exploradas durante o trajeto. No caminho, observa-se uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Após esta primeira etapa do passeio, um delicioso almoço sul-matogrossense é oferecido na sede da fazenda.

Distância Centro: 35 km
Duração: 300 min
Crianças: 6 – 11 anos
Criança Free: 0 – 5 anos

CEITA CORÊ

Ceita Corê – Trilhas pela mata ciliar com belíssimas cachoeiras, piscinas naturais, pequenas grutas, carretilha, passeio a cavalo e almoço típico da fazenda, uma das sedes mais bonitas e tradicionais da região. Um passeio repleto de encantamento e diversão para o dia inteiro.

Apesar da sua principal atividade ser a pecuária com gado registrado, cavalos de raça Manga-larga Marchador e jumentos pêga, os proprietários resolveram dividir com os turistas essa beleza natural, explorando a área e descobrindo sempre novos pontos estratégicos para o lazer.

Durante a caminhada pela trilha, o turista poderá admirar a vegetação predominante através das árvores de madeira de lei como aroeira, ipê, bálsamo, canafista, castelo, angico, peroba, e as espécies bacuris e taquaruçus considerados termômetros de terras férteis.

É freqüente encontrarmos animais que vivem em seus habitats naturais como catetos, queixadas, capivaras, macacos, pacas e tamanduás. Também pássaros, como as araras, periquitos e tucanos e diversos putros pássaros que enfeitam a natureza.

A nascente do Rio Chapena oferece um espetáculo à parte onde vemos peixes e, às vezes, presença de uma Sucuri. O mergulho exige habilitação profissional pela sua profundidade.

O ponto alto do passeios são as cachoeiras do rio Chapeninha, com pontos para banhos e mergulhos, ideal para quem gosta de aventuras ecológicas. Conta também com grutas secas e cavalgadas.

Resumindo, a Fazenda Ceita-corê oferece ao público qualidade, diversão e oportunidade de conhecer a cozinha típica da região mesclada à cozinha mineira.

Distância do Centro: 36 km.
Duração do Passeio: Dia todo.

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Cachoeiras Serra da Bodoquena – O atrativo está localizado no município de Bodoquena, o portal de entrada para o Pantanal, a exatamente 70Km da cidade de Bonito e 264Km de Campo Grande, a Capital do Estado de Mato Grosso do Sul. A fazenda possui 400ha em sua totalidade, sendo 350ha de mata preservada e áreas em recuperação.

Em pleno Parque Nacional da Serra da Bodoquena o atrativo possui uma exuberante fauna e flora. Durante a trilha é possível observar expressivamente as características de Mata Atlântica e cerrado que se fundem, enriquecendo ainda mais a paisagem do local, além de várias espécies de animais.

A Trilha tem início a partir da sede da fazenda, não sendo necessário utilizar transporte interno, em um percurso de 2.500M o visitante ira desfrutar de oito paradas para banho, com belíssimas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione.

Como diferencial o passeio possui uma extensa área de banho(balneário), toda gramada, com tirolesa, quiosque (Bar), cadeiras para descanso, quadra de volley de areia de uso exclusivo. A partir deste ponto o visitante percorrerá uma trilha de 550M margeando o Rio, para ter acesso a última Cachoeira , um espetáculo à parte, com suas aguas rasas e cristalinas, possibilitando o acesso de todos, sem restrições, e de onde será feito o embarque para o passeio de bote, descendo através do leito do rio até retornar ao balneário, onde será possível aproveitar o local antes de voltar para a sede, que está a apenas 400M de distância. Toda a atividade é feita acompanhada por um guia de turismo.

Entre em contato para mais informações

Vila Rica Pousada & Agência
Bonito MS Brasil

Tel:        +55  67 3255-1650

Whatpp :+55 67 99926 - 4174

              +55 67 99903 - 6861

R. Luís da Costa Leite, 1500 - Centro, Bonito - MS, 79290-000

E-Mail:

vilaricapousadabonitoms@gmail.com 

inacioss22@hotmail.com           

katianydiasfelix@gmail.com

Agência

Vila Rica